segunda-feira, 31 de maio de 2010

informática não é realidade em todas as escolas municipais de Barra Mansa

No site da Prefeitura de Barra Mansa, no link da Secretaria de educação encontra-se os objetivos e metas desta para a educação do município. Uma delas diz o seguinte: "promover políticas públicas que democratizem o acesso à informática junto as redes municipais de ensino" (http://www.prefeituradebarramansa.com.br/pmbm/web/page/secretaria_educacao.asp#). Existem neste município, segundo o site da prefeitura, 65 escolas da rede municipal. Conversei com a Elen que trabalha junto a gerência da secretaria de educação e ela me informou que hoje tem por volta de 6 a 7 escolas que possuem laboratório de informática para os alunos. Tais laboratórios foram financiados pelo PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional que promove o uso das Tecnologias da Informação e Comunicações Tic's na rede pública do ensino fundamental e médio). Ela não soube me dizer sobre outras propostas para a democratização do acesso à informática para os alunos. Ficou de enviar um e-mail com as informações mas até a publicação desta não houve retorno. De fato algumas escolas já possuem o laboratório equipado, porém não é uma realidade para os alunos o acesso a este. Um exemplo disso é o Colégio Municipal Dr Elvino Alves Ferreira, localizado no bairro Vila Ursulino. Tive a oportunidade de conversar com 3 alunos que estudam no 8º ano desta escola. A entrevista se deu da seguinte maneira:

Michely: A escola de vocês possem um laboratório de informática?
Gabriel Soares da Silva: "Tem desde janeiro desse ano".

Michely: Vocês utilizam o laboratório? E os professores utilizam ele em suas aulas?
Gabriel Soares da Silva: "Quase nunca utilizamos, pois ainda não tem Internet, para a gente usar o computador tem que pedir autorização para a diretora e tem que ir acompanhado de um professor."
Mirielli: "Roubaram alguns mouses esses dias então o acesso ficou difícil".
Stheffani Magalhães: "Esse dias a professora colocou a gente para mexer um pouco no computador pois ficou com pena da gente".

Michely: O que vocês acham disso?
Srª Wilma (avó do Gabriel): "Esses dias ele teve que vir embora para fazer o trabalho em casa , pois não pode usar o da escola"
Mirielli: "É ruim porque não temos como fazer pesquisas, fazer trabalhos, aprender um pouco mais de informática."

Após o relato dos alunos vemos o quanto tem feito falta o acesso à informática dentro das escolas e como a resulução para esses problemas e burocracias que surgem na instalação de laboratórios atrapalham na formação desses alunos. Vale um lembrete que em ano de eleição é bom procurar saber o que políticos tem feito para uma melhor qualidade na educação e acompanhar de perto o trabalho da secretaria de educação. Isso é dever da escola, da comunidade, dos pais, alunos, enfim, de todos os cidadãos.

7 comentários:

  1. Infelizmente nem todos os alunos têm acesso as aulas de informática, é um fato que deveria ter um pouco mais de atenção de nossos governantes pois a inclusão digital é muito importante e necessária para o processo de ensino-aprendizagem.
    Parebéns pelo seu trabalho.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Michely, sabemos que muitos munícipios brasileiros ainda estão longe do ideal na inclusão digital, inclusive muitos professores.Infelizmente nem tudo funciona como deveria, mas vamos acreditar e participar para que melhore.
    Tive dificuldade para ler o texto, se puder mude a cor da fonte, obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito...a realidade precisa ser divulgada.

    abs

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Espero que tenha melhorado. Continuem opinando! Abraços!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Essa tividade foi super interessante, pois aprendemos a fazer fazendo, tivemos a oportunidade de interagir com colegas de nosso pólo e outros também. Tive ddificuldades quanto às datas e a criação do blog, pois nunca tinha feito, o que não me impediu de tentar e conseguir. Achei interessante as críticas que fizeram ao meu blog quanto a cor da fonte o que contribuiu para que pudesse melhorá-lo. Críticas construtivas são sempre bem vindas. Esse tipo de avaliação é muito legal e contribui para que aprendamos a aprender e fazer. Podemos até utilizar esse tipo de atividade com nossos futuros alunos!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Michely, fiquei surpresa de conhecer a ralidade de Barra Mansa no quesito inclusão digital nas escolas. É pena que o que está no papel, nem sempre ocorre no cotidiano escolar.
    Com certeza, seu trabalho vai "incomodar" e quem sabe, mudar...Parabéns! Abs

    ResponderExcluir