segunda-feira, 31 de maio de 2010

informática não é realidade em todas as escolas municipais de Barra Mansa

No site da Prefeitura de Barra Mansa, no link da Secretaria de educação encontra-se os objetivos e metas desta para a educação do município. Uma delas diz o seguinte: "promover políticas públicas que democratizem o acesso à informática junto as redes municipais de ensino" (http://www.prefeituradebarramansa.com.br/pmbm/web/page/secretaria_educacao.asp#). Existem neste município, segundo o site da prefeitura, 65 escolas da rede municipal. Conversei com a Elen que trabalha junto a gerência da secretaria de educação e ela me informou que hoje tem por volta de 6 a 7 escolas que possuem laboratório de informática para os alunos. Tais laboratórios foram financiados pelo PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional que promove o uso das Tecnologias da Informação e Comunicações Tic's na rede pública do ensino fundamental e médio). Ela não soube me dizer sobre outras propostas para a democratização do acesso à informática para os alunos. Ficou de enviar um e-mail com as informações mas até a publicação desta não houve retorno. De fato algumas escolas já possuem o laboratório equipado, porém não é uma realidade para os alunos o acesso a este. Um exemplo disso é o Colégio Municipal Dr Elvino Alves Ferreira, localizado no bairro Vila Ursulino. Tive a oportunidade de conversar com 3 alunos que estudam no 8º ano desta escola. A entrevista se deu da seguinte maneira:

Michely: A escola de vocês possem um laboratório de informática?
Gabriel Soares da Silva: "Tem desde janeiro desse ano".

Michely: Vocês utilizam o laboratório? E os professores utilizam ele em suas aulas?
Gabriel Soares da Silva: "Quase nunca utilizamos, pois ainda não tem Internet, para a gente usar o computador tem que pedir autorização para a diretora e tem que ir acompanhado de um professor."
Mirielli: "Roubaram alguns mouses esses dias então o acesso ficou difícil".
Stheffani Magalhães: "Esse dias a professora colocou a gente para mexer um pouco no computador pois ficou com pena da gente".

Michely: O que vocês acham disso?
Srª Wilma (avó do Gabriel): "Esses dias ele teve que vir embora para fazer o trabalho em casa , pois não pode usar o da escola"
Mirielli: "É ruim porque não temos como fazer pesquisas, fazer trabalhos, aprender um pouco mais de informática."

Após o relato dos alunos vemos o quanto tem feito falta o acesso à informática dentro das escolas e como a resulução para esses problemas e burocracias que surgem na instalação de laboratórios atrapalham na formação desses alunos. Vale um lembrete que em ano de eleição é bom procurar saber o que políticos tem feito para uma melhor qualidade na educação e acompanhar de perto o trabalho da secretaria de educação. Isso é dever da escola, da comunidade, dos pais, alunos, enfim, de todos os cidadãos.